As flores e os frutos
23 Junho - 2022
No Laboratório de Governança também foi criado um Instagram (@jardimecopedagogico) com o objetivo de divulgar e atrair parceiros, colaboradores e investidores para o projeto. Por meio dessa ferramenta, o jardim poderá ser conhecido e até mesmo servir de referencial para comunidades tradicionais que estão enfrentando situações similares, considerando, é claro, seus diferentes contextos. Por meio das mídias sociais, a população poderá se apresentar, compartilhar experiências e a dinâmica de visitação do jardim. Na conexão da terra com a educação e cultura, o jardim também pode ser entendido como um museu vivo, que oferece variados cursos educativos. A partir de metodologias lúdicas e interdisciplinares, alunos, professores, comunidade local, gestores públicos e privados e demais atores sociais poderão criar envolvimentos construtivos para a comunidade: visitas guiadas do Baobá ao Mangue, oficinas, feiras, festas e intercâmbios culturais. O sonho suspende o céu, que num século de tantos males, vem caindo. Sementes são seres delicados e leves, mas carregá-las deverá ser feito em peso. Parte do material criado no laboratório abriga um fichário com propostas para os professores e alunos. O conteúdo é composto por orientações de práticas artístico-ecopedagógicas para o ambiente do jardim com o objetivo de fortalecimento de toda a comunidade do entorno. O fichário deve ser inserido no Projeto Político Pedagógico e no regimento escolar. O conteúdo foi elaborado por profissionais capacitados em diferentes áreas de atuação que buscaram, a todo momento, preservar os aspectos socioculturais locais. Ao longo da experiência do Laboratório de Governança da Silo, o projeto também buscou ouvir diferentes atores do município de Resende (RJ), como alunos, educadores, gestores da área ambiental, quilombolas, que trouxeram importantes contribuições para o processo de se pensar o Jardim Ecopedagógico Agroflorestal de Ipojuca (PE).
Além do fichário, com as práticas pedagógicas que podem ser inseridas no cotidiano e lazer da comunidade (acesso ao PDF do fichário), a governança do Jardim preza pelo autocuidado e pela autonomia: o respeito às diferenças, desejos e crenças, que culminem antes de tudo, no bem comum e na prosperidade das futuras gerações. O Jardim é o espaço democrático que oferece caminhos livres - mas cabe aos alunos e à própria comunidade a decisão de mantê-lo vivo.