LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO E INOVAÇÃO EM GOVERNANÇA: Edição 2022

O crescimento

Ipo & Juca: memória, resistência e pertencimento

O livro-cartilha surgiu de uma necessidade de resgate e registro da memória e identidade quilombola dos moradores da Ilha das Mercês. De fácil distribuição, acreditamos que o livro-cartilha pode ser uma ferramenta assertiva no sentido de divulgar a cultura local e democratizar o acesso a esse conteúdo, já que, além da narração de uma história, o livro será constituído de ilustrações que facilitam o entendimento para aqueles que ainda não foram alfabetizados, realidade de muitos quilombolas da Ilha das Mercês.

A cartilha parte do público-alvo infantil, mas acreditamos que o conteúdo tem o potencial de tocar os mais variados atores por meio da história da Ipo e do Juca, duas crianças que se encantam pelas histórias contadas pela vovó Dadau, apelido dado carinhosamente pelos netos à dona Madá, e que transformam a escola num cenário onde eles imprimem, no Jardim Ecopedagógico Agroflorestal, um pouco das características identitárias dos quilombolas da Ilha das Mercês.

O jardim sensorial

Com a possibilidade de encher pratos de comida, gerar renda, tratar males, motivar o turismo e a sensibilização ambiental, a pequena metragem livre do terreno da Escola Municipal da Ilha das Mercês tem o potencial de proporcionar qualidade de vida para a geração atual e futuras. A ideia de um futuro que se conecta à memória e identidade ancestral se dá articulando ferramentas da metodologia de agrosaberes. Agro, terreno potencialmente cultivável que transpassa e transita por todos os tempos e espaços.

Durante o laboratório foi idealizada a planta arquitetônica do projeto do jardim, que consiste na fase inicial do projeto. Sem o levantamento das medidas, chegamos à distribuição espacial através de fotografias, portanto, deve-se atentar para possíveis e prováveis alterações de medida.

O estudo preliminar do jardim resultou na seguinte composição: uma área onde as hortaliças estejam próximas da cozinha; um ambiente de contemplação que seja usado para encontros, oficinas e trocas de conhecimento e um jardim sensorial, preparado para proporcionar uma experiência dos sentidos (audição, olfato e tato) com diferentes texturas, aromas e sons, através de materiais diversos e espécies de plantas posicionadas de forma a transmitir essas sensações e sendo também uma forma de inclusão.